quarta-feira, 22 de abril de 2009

FADAS EM COTTINGLEY, INGLATERRA !

No início do século XX, duas primas, Frances Griffiths e Elsie Wright (filha de Arthur Wright), tiraram uma série de fotografias a supostas Fadas em Cottingley, Inglaterra.

As primeiras duas fotografias foram tiradas em 1917, quando Elsie, de 16 anos de idade, pediu a câmara emprestada ao pai e foi tirar fotografias com a sua prima de 10 anos. As fotografias causaram logo impacto nas pessoas quando foram publicadas por Sir Arthur Conan Doyle (autor de Sherlock Holmes) em 1920.

Claro que as fotos foram enviadas a peritos em falsificações, mas nenhum foi capaz de descobrir como as miúdas "falsificaram" as fotos, por mais duvidosas que pareçam. Ainda hoje os peritos não sabem como o fizeram com os recursos que tinham na época. Na altura foram entregues às meninas rolos selados para elas tirarem fotos às supostas fadas, sem que essas conseguissem modificar as fotografias de qualquer maneira. Depois foram mandados revelar no sítio próprio e resultaram mais fotos, incluindo a fotografia de um "gnomo".

Hoje em dia existem fotografias e impressões das ditas fotografias, mas as fadas parecem de papel ou um tecido qualquer, isso deveu-se ao fato de que as fotos, depois de digitalizadas, foram retocadas uma vez que as originais não possuíam grande qualidade.

Outros fatos são, como foram as crianças capazes de colocar uma figura de papel ou outro tecido em cima de uma folha na vertical, sem que esta caísse? A mesma questão se coloca na foto em que uma das fadas está a saltar para cima de uma das crianças. E se fossem de papel o vento provavelmente iria fazer com que as asas mexessem, e isto não se verifica na fotografia em que aparece a cascata, ora, julgando pelo efeito de longa exposição na cascata, o mesmo devia acontecer com o movimento do papel. Outras razões são as transparências nas fotos.

É um mistério ainda hoje por resolver, tanto para quem acredita que são mesmo fadas como para os peritos em falsificações de fotografias.






Bem não é mistério algum. pois as próprias meninas (muitos anos depois) portanto, idosas, resolveram confessar que as fotos eram montagens… As fadas foram recortadas de revistas, mas realmente, as fotos eram belíssimas e essas meninas tinham muito talento! Principalmente por conseguirem guardar um segredo por tanto tempo!

Elas afixavam as fotos com afinetes de chapel nas folhas das árvores e montava
o cenário todo antes de tirar as fotos.

E os especialistas pensavam que elas falsificavam as fotos depois de tira-las.

Isso fez com que a história perdurasse por tanto tempo assim.

Mas quando as meninas (que ja não eram tão meninas assim) revelaram que era
tudo uma farça comentaram que não entendiam porque não haviam descoberto
antes já que na ultima foto os alfinetes estavam tão visíveis.

Veja o depoimento

Sou fotógrafa e amo o tema sobre Elementais, a maioria de minhas imagens tratam destes encantadores seres da natureza. As então meninas em 1921, Francis Griffiths e Elsie Wright não eram irmãs, suas famílias eram amigas, para acreditar nas imagens produzidas por elas precisa-se ter crença naquilo que a ciência formal não pode explicar, ou seja ter um pézinho nas ciências esotéricas e acreditar que forças da natureza são acessíveis e até visíveis por médiuns e/ou clarividentes, o que parecia ser o caso das meninas segundo o estudioso do tema na época Edward L. Gardner, seu livro é uma referência para quem quizer saber um pouco mais sobre este fascinante mistério de Cottingley que iniciou com duas primeiras fotos em 1917 .As chapas e negativos originais na época passaram pelas mãos de vários peritos inclusive pelo dono da Kodak e uma equipe de seus laboratoristas que foram, a pedido do Sr. Gardner( que foi conhecer as meninas e suas famílias) auxiliado por Sir Arthur Conan Doyle examinar cuidadosamente o material, ; o laudo da Kodak é interessantíssimo!!!!! Conan Doyle, criador do famoso personagem Sherlock Holmes, é quem assina o prefácio do livro do Sr Gardner, que tem o título original em inglês " Pictures of Fairies". Em português" Fotos de fadas" , Editora Teosófica.
Até para os mais céticos esta literatura e história são fascinates!!!!
Quem dera um dia eu conseguir ver um elemental tão gracioso como as fadas de Cottingley…..

Depoimenmto de Lilly Lacerda




15 comentários:

  1. E depois dizem que mulheres nao tem segredos e nem mistérios.
    Temmmm sim!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. E elas enganaram direitinho,mas quem sabe se exitem fadas ou não?

    ResponderExcluir
  3. sabe Sandra , dias destes estava lendo um artigo sobre a história destas fadas .Creio que a história perdurou por tanto tempo por ser nato nosso acreditar em algo mágico , algo que não possa ser explicado com uma única frase fria .As montagens foram muito bem feitas para a época.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Tem um lado bom, fizeram um filme sobre este assunto (no filme não falam que era mentira) que acabou ficando um bonito filme infantil de ficção. Comprei o DVD e minhas filhas assistira várias vezes. Ou seja, para mim valeu.

    Abs,

    Babo

    ResponderExcluir
  5. Opa!

    Passa no meu blog que estou lhe repassando dois presentes que recebi! São dois SELOS. Basta você copiar a imagem e inseri-la no seu blog. E claro, dê de presente aos blogueiros especiais que vocÊ queira dar essa alegria!

    Esse presente é por seu talento, amizade, sinceridade e cumplicidade com a minha vida e arte. VAleu! Só pegar no tópico lá.

    XAndy Britto

    ResponderExcluir
  6. Caro escritor,

    tenho a honra de dizer que lancei o selo do "Psicopata Poético". O que isso quer dizer? Simples, quer dizer que você é especial para mim e é só passar no meu blog, copiar o selo e colocá-lo no seu blog. Com ele vai meu carinho, respeito, e toda admiração.

    Que este selo nos remeta sempre a nossa amizade, admiração, carinho e respeito conosco e com a arte. Que ele sempre lhe fale: "Ei, eu sou teu fã e tô aqui te corujando!"

    Grande abraço!

    Xandy Britto

    ResponderExcluir
  7. Opa!

    Ganhei uma CHUVA DE SELOS da Luka FREE, putz, to feliz pacas e ela me mandou encaminhar pros blogs dos meus amigos, que amo mesmo, e você está nessa lista!

    Passa lá e pega! É um montão de selos, um montão de beijos, abraços com a seguinte frase:

    "SEGUE EM FRENTE! TE ADMIRO PRA CACETE! ESTAMOS JUNTOS NESSA!"

    Xandy Britto

    ResponderExcluir
  8. Sherlock Holmes, se existisse além da imaginação de Doyle, teria dito, ao ver as fotos:

    "Elemental, meu caro Watson!"

    Achei o texto interessante e é assunto sobre o qual já me debrucei por muitos anos: esoterismo, espiritismo e falsificações.

    Passei a te seguir por aqui! Parabéns!

    Ricardo Paes

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto Sandreca! Mas acho que as meninas não deveriam ter revelado seu segredo jamais! rs Porque o melhor disso tudo, é para mim, a dúvida! Já diria o poeta: "a dúvida é o preço da pureza"

    E havendo dúvida, podemos manter vivos os nossos sonhos e, nos momentos dificeis, recorrer a magia dos deuses, fadas, santos, anjos... enfim!

    lindo post! Parabens, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu blog!!! To seguindo.
    Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi,linda.Tem um selinho pra vc lá no meu blog.Espero que goste.
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não tomarei muito de seu tempo. Encontrei-o ao adentrar a lista de seguidores do “Palavras de Osho” (blog com o qual tenho me identificado). E visto o ecletismo dos seguidores deste blog, decidi divulgar o meu atual trabalho, que se trata de meu primeiro microconto “O Aparelho Digestório”. Caso se interesse e me visite, será um imenso prazer retornar a esta casa com mais tempo, atenção e calma.

    Forte abraço de Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog
    divulgando e dando o recado!

    ResponderExcluir
  13. Acredito que essas fadas não são de mentira,talvez,elas tivessem ficado com medo e recorrido as garotas para mentirem sobre as fotos.Quem sabe?

    ResponderExcluir
  14. Eu penso que,todos no fundo, queriam que as meninas dissessem que era uma farsa, tanto, que, por inúmeras vezes foram entrevistadas 1966, 1971, 1976, 1978 e somente em 1980 Elsie admitiu ser uma farsa, Frances, não.
    Acredito que de tanto serem pressionadas em 1983 disseram ser uma farsa ou seja por 65 anos foram perseguidas não por terem apresentado ao mundo tais revelações, mas, para que admitissem que se tratava de uma farsa !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu penso que,todos no fundo, queriam que as meninas dissessem que era uma farsa, tanto, que, por inúmeras vezes foram entrevistadas 1966, 1971, 1976, 1978 e somente em 1980 Elsie admitiu ser uma farsa, Frances, não.
    Acredito que de tanto serem pressionadas em 1983 disseram ser uma farsa ou seja por 65 anos foram perseguidas não por terem apresentado ao mundo tais revelações, mas, para que admitissem que se tratava de uma farsa !!!!!!!!

    ResponderExcluir