sábado, 31 de janeiro de 2009

AS CORES E A PERSONALIDADE


As cores influenciam a personalidade, de acordo com a preferência por uma delas. A primeira cor de preferência refere-se aos aspectos da personalidade real, ou seja, como o indivíduo se mostra para os outros; a segunda cor de preferência refere-se aos objetivos da vida, ou seja, o que se almeja da vida; e a cor de que o indivíduo não gosta refere-se às frustrações da vida.

Psicólogos que estudam as cores acreditam que estas escolhas tenham relação com nosso estado de espírito e com nossa personalidade e, que mudam de acordo com o momento emocional do indivíduo.

Aspectos da Personalidade de Acordo com a Preferência

O BRANCO: Refere-se à área sexual. A pessoa que tem grande bloqueio na área sexual, preocupação excessiva com limpeza, sensação de pecado, prefere usar o branco. Também tem dificuldades de afeto. Tem sonhos e objetivos concretos na vida. É ciumenta e não reage às contrariedades com muita leveza. É uma pessoa diferente e, por vezes, as pessoas têm-na como um ser superior.

O VERMELHO: Refere-se a pessoas de personalidade guerreira, combativas, que gostam de mudanças, destemidas. É alegre, afável e despreocupada. Às vezes gosta de implicar, mas está sempre apaixonada e gosta de ser amada. É simpática com as pessoas e gosta dessa maneira de ser. Gosta de pessoas com quem consegue falar facilmente sente-se bem na sua companhia. São pessoas elétricas. Tem a ver com a força. A pessoa que tem o vermelho fortemente acentuado em seu ser é individualista.

O LARANJA: A característica principal de quem prefere essa cor é a de transição, pois se refere a um momento de mudança, de transformação. Geralmente a preferência pelo laranja ocorre por períodos muito curtos. Essas pessoas são extremamente sensíveis, delicadas e otimistas. É responsável pelas suas ações e sabe como lidar com as pessoas. Tem sempre objetivos e é competitiva. No que toca à amizade, tem dificuldade em confiar em alguém, mas assim que trava a amizade certa entrega-se totalmente.

O AMARELO: É a cor da vida. São preferidas por pessoas otimistas, alegres, idealistas, sonhadoras, com alma de artista, fraternas, ligadas à comunidade e à sociedade. É doce e inocente. As pessoas confiam em si e lidera as relações. Consegue ter a decisão certa na melhor altura. Está sempre a sonhar com uma relação muito romântica.

O VERDE: São pessoas boazinhas com tudo e com todos, mas interesseiras, esperam retorno por tudo o que fazem. Sabem fazer amizades, viver em sociedade, em comunidade, mas sempre com segundas intenções. Não é propriamente uma pessoa tímida e às vezes magoa os outros com as suas palavras. Gosta de amar e de ter as atenções da pessoa amada. Na maioria das vezes está sozinha, à espera da pessoa ideal.

O AZUL: Pessoas conservadoras, dificilmente muda de opinião e não gosta muito de mudanças nem de coisas novas. Tem uma fraca auto-estima e é bastante irritável. Tem um espírito artístico e gosta de sentir-se apaixonada, mas deixa fugir o amor, pois ama com a cabeça e não com o coração.

O VIOLETA: São pessoas que têm necessidades de ser reconhecidas, ou pelo menos têm a intenção de ser notadas. É uma pessoa misteriosa. Nunca é egoísta e interessa-se facilmente pelas coisas. Os seus dias podem ser felizes ou tristes, dependendo do seu estado de espírito. É popular entre os amigos, mas tem por vezes atitudes impensadas e esquece as coisas com facilidade.

O ROSA: A característica principal das pessoas que preferem o rosa é que são pessoas ternas, amorosas, mas com dificuldades de expressar esses sentimentos. Está sempre a dar o melhor de si e gosta de ajudar as pessoas, preocupando- se com elas. Contudo, é difícil sentir-se satisfeita. São pessoas que gostariam de agasalhar a todos, mas não o demonstram temendo a rejeição. Tem pensamentos negativos e, tal como nos contos de fadas, aspira por um amor romântico.

O PRETO: São pessoas distantes, reservadas e autoritárias, que não aceitam o tipo de sistema em que vivem, seja familiar, econômico ou social. Rejeitam, por tanto, causas exteriores. Também são idealistas e amorosas, mas não demonstram seu amor, por medo de serem magoados. É uma pessoa corajosa e gosta de desafios. Mas não gosta de mudanças na sua vida. Assim que toma uma decisão, a mantêm durante muito tempo. A sua vida amorosa é também estimulante e, de certo modo, original.

O CINZA: São pessoas num momento de grande insatisfação na vida, e cuja aparência pode até ser agradável, mas estão muito tristes. Sentem-se pressionadas afetivamente e infelizes, mas nem sempre demonstram. É uma pessoa atraente e muito ativa. Nunca esconde os sentimentos e exterioriza tudo o que vai dentro de si. Mas às vezes é egoísta.

O MARROM: Significa a capacidade que o individuo tem para lidar com dinheiro. São cabeças de família, fazem tudo com alegria, só que não se envolvem afetivamente. Não são pessoas afetivas. O marrom e seus derivados refletem valores e posturas tradicionais. É inteligente e sabe o que está certo. Gosta de fazer as coisas à sua maneira, mas por vezes pode causar distúrbios e menosprezar a identidade dos outros.
Mas, no que toca ao amor, é uma pessoa paciente. Assim que encontra uma pessoa que gosta é difícil encontrar outra que goste ainda mais.

O DOURADO: Sabe muito bem o que está bem e o que está mal. É uma pessoa alegre mas de difícil trato. É para si difícil encontrar quem procura, mas assim que isso acontece não vai conseguir apaixonar-se outra vez durante muito tempo.

O PRATA: É uma pessoa imaginativa e tímida, mas gosta de novas experiências. Gosta também de propor desafios a si própria. Aprende com facilidade e gosta de atingir tudo o que é difícil. A sua vida amorosa é normalmente difícil e confusa.

O ESTAMPADO / COLORIDO: é a mistura de cores. A preferência pelo estampado ou colorido indica adoração pela vida. São pessoas de personalidade vibrante, mas que tem altos e baixos.

CORES VIVAS em geral representam Extroversão,leveza e vivacidade!

4 comentários:

  1. Mui interessante essa das cores, adorei a descrição da cor que amo de paixão, as referências são certeiras, me sinto mais íntima ainda dessa cor, Vermelho.
    Pela suas publicações percebi uma pessoa com muita sensibilidade, parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra muito legal aqui gostei muito estou la no diHiTT vou te adicionar de uma visita lá no meu blog Abraços e fique com Deus Antonio Educando com o karatê

    ResponderExcluir